Desenvolvimento das tecnologias e alteração dos modelos de trabalho. Esses são alguns fatores relacionados ao futuro do trabalho: uma mudança cultural que já é realidade nas grandes empresas. E uma dessas mudanças é a popularização do trabalho remoto. Hoje muitas empresas alocam suas equipes em casa e também tem muita gente optando pela carreira de freelancer e autônomo, ao invés da CLT.
Trabalhar em casa é visto como sinônimo de flexibilidade, conforto e economia. Mas o Home Office também tem seus limites. Em casa, os freelancers e autônomos ficam reféns de distrações domésticas, como vizinhos barulhentos e animais domésticos. Além disso, precisam lidar com o isolamento, falta de motivação e até de produtividade.
Se você é um freelancer ou autônomo que se encontra com esses problemas no Home Office, não deixe de conferir 5 razões para você tentar um coworking.
O que são coworkings
Antes de tentar um coworking, você precisa saber o que ele é. De maneira geral, coworkings são espaços de escritório compartilhados. Nesses ambientes têm tudo o que você encontraria em um escritório tradicional: estações de trabalho, copa, café, salas de reunião e espaços de descompressão.
São locais frequentados por diferentes empresas e também por profissionais autônomos, que pagam por hora, dia ou mês, para usar o espaço. É um lugar bastante interessante para estar conectado com novas pessoas e potenciais parceiros.
Razões para você tentar um coworking
1. Você mantém seus níveis de motivação e produtividade
Quando você passa a frequentar um coworking, você encontra pessoas que têm o mesmo objetivo: trabalhar e produzir. Nesse sentido, o “efeito grupo” torna os espaços de coworking bastante interessantes. Se todos estão lá para aquela finalidade, a pressão social nos faz querer trabalhar também.
Assim, nós ficamos mais atentos com a distração e focamos no que verdadeiramente importa. Como consequência, isso pode elevar os seus níveis diários de motivação e produtividade.
2. Você raramente está sozinho
Um dos grandes limites do Home Office, certamente é o isolamento social. Freelancers e autônomos tendem a ficar muito isolados, especialmente se moram sozinhos.
Um espaço de coworking é ideal para você conhecer e estar ao redor de outras pessoas. E isso não é só bom para combater o isolamento social. Em um coworking você pode aproveitar a comunidade para estabelecer uma nova rede de contatos.
3. Você recebe seus clientes com alto padrão
Aqui no blog nós já discutimos sobre o porque você deveria repensar os cafés como espaços para reuniões de negócios. Se você quer causar uma boa impressão no seu cliente e ter uma estrutura verdadeiramente completa para seu encontro de negócios, então você definitivamente precisa tentar um coworking.
Nesses locais, além de estações de trabalho, você pode alugar salas de reunião totalmente equipadas para essa finalidade. Uma maneira simples de receber o seu cliente com alto padrão e deixar uma boa impressão.
4. Você adiciona novos espaços a sua rotina
Você já teve a sensação que todo dia é a mesma coisa? Você acorda, dá conta das tarefas domésticas e depois se enfia dentro do seu quarto para trabalhar… E no final do dia, tudo o que você viu foi a escrivaninha do seu quarto. A vantagem de um espaço de coworking é que ele é totalmente flexível, como a sua rotina. Mas se você não quer gastar muito dinheiro ou não pretende migrar de vez para um coworking, que tal frequentar esse espaço 1 ou 2 vezes na semana?
Vai ser ótimo mudar os ares para variar a rotina!
5. Te ajuda a criar uma rotina
Se você já perdeu as contas de quantas vezes você trabalhou noite adentro, você está sozinho. Perder os limites do tempo de trabalho, é bastante comum no home office, simplesmente porque o mundo do trabalho e o mundo pessoal começam a se misturar.
Ir para um coworking vai te ajudar a manter uma rotina mais organizada, porque lá você vai poder frequentar o espaço em horário comercial. Isso vai te ajudar a criar uma rotina. Lembre-se que criar um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é importantíssimo para manter um bom ritmo de produtividade no trabalho!
Licença de uso de imagem: pressfoto