Um espaço com estrutura de escritório, mas com muita flexibilidade, interação e integração. Você já ouviu falar em coworking? Também conhecidos como espaços compartilhados, os coworkings estão super em alta e reúnem inúmeras empresas, profissionais autônomos e freelancers em um único local.
Nesse post a gente reuniu tudo o que você precisa saber sobre esses espaços: como surgiram, quais serviços oferecem e as principais vantagens de contratar, seja freelancer ou empresa. Confira!
Um pouco de história
Embora o crescimento dos escritórios compartilhados seja mais evidente nos últimos cinco anos, o conceito de coworking surgiu em 1999. Mas foi apenas em 2005 que Brad Neuberg, engenheiro de software, criou o primeiro escritório compartilhado, em São Francisco – Califórnia. Com seus colegas, ele fundou a Hat Factory: um local aberto para profissionais que queriam trabalhar e trocar experiências.
De 2005 para cá muita coisa mudou e o modelo de coworking realmente se popularizou no mundo. De fato, de acordo com o Global Coworking Map, esses espaços já existem em pelo menos 115 países ao redor do globo.
Aqui no Brasil os espaços de coworking vem crescendo de forma bastante acelerada. Segundo o Censo Coworking Brasil, em 2015 o país contava com 238 espaços abertos. Em 2019 esse número saltou para 1497.
O que é e como funciona
Como já dissemos, basicamente coworking é um espaço onde várias empresas e freelancers compartilham para trabalhar. Ele possui toda a estrutura de um escritório tradicional: mesas, cadeiras, salas privativas, salas de reunião, recepção, copa e área de convivência. Alguns espaços maiores possuem até cabines telefônicas e salas de descompressão, o que facilita bastante a vida de quem trabalha nesses locais.
Se você é um profissional freelancer, autônomo ou atua no regime de home office, o coworking pode ser uma ótima pedida para você. Afinal, em alguns momentos pode ser massante trabalhar em casa, a produtividade pode ser prejudicada ou simplesmente você sentir falta de ter contato com outras pessoas.
Nesse caso, frequentar um coworking é uma ótima maneira de ter uma estrutura completa de escritório, sem abrir mão da flexibilidade do trabalho remoto. Funciona assim: você procura pelo coworking que mais te agrada e contrata uma estação de trabalho por hora, dia ou até mesmo mês. Você usa quando e como você quiser.
Agora se você é dono de uma empresa, saiba que os espaços compartilhados também são para você. Em um coworking você pode ter uma sala privativa para a sua empresa e compartilhar áreas comuns com outras empresas e profissionais autônomos.
Além disso, seja um autônomo ou empresa, você conta ainda com a principal vantagem do coworking: as pessoas. Frequentar um espaço compartilhado é se abrir para conhecer novos profissionais e novas empresas. É um local muito rico para projetar sua marca e fazer networking.
Serviços oferecidos no coworking
Embora o mercado de coworking tenha sofrido um boom de 2017 para 2018, agora o segmento passa por um processo de amadurecimento. Com isso, os serviços oferecidos pelos coworkings estão cada vez mais sofisticados, a fim de atender as demandas dos profissionais e empresas que ingressam nesses locais. Abaixo listamos alguns deles.
1.Estações de trabalho
As estações de trabalho são mesas que você pode locar por hora, dia ou mês. Quando você contrata uma estação, tem o direito de usar toda a estrutura de um escritório tradicional, como internet de alta velocidade, impressora e acesso a copa. Ótimo para profissionais que trabalham remoto ou são autônomos.
2. Salas exclusivas
São escritórios privados dentro de um coworking. Em uma sala privada só os membros da sua empresa têm acesso e ela já vem mobiliada e com toda a infraestrutura necessária de uma empresa. A empresa apenas compartilha os espaços de convivência, como copa, recepção e salas de descompressão.
3.Salas de reunião
Se você precisa marcar uma reunião importante, mas não tem onde receber o seu cliente, você pode alugar uma sala de reunião em um coworking.
As salas de reunião são totalmente equipadas para essa finalidade: mesa e cadeiras ergonômicas, quadro para escrever, televisão com cabo HDMI ou projeto e ar-condicionado. Você ainda conta com um serviço de recepcionista, que direciona seus convidados para o local adequado.
4.Secretária
O serviço de secretária também é muito comum em espaços de coworking. Basicamente você contrata um plano para que uma pessoa atenda as ligações para você e depois te repasse os recados. É um serviço bastante útil para quem tem muita demanda por telefone, mas não consegue dar conta dela sozinho.
5.Escritório Virtual
O escritório virtual abrange os serviços de atendimento telefônico, domicílio fiscal e endereço comercial.
Se você deseja abrir uma empresa, saiba que você pode usar o endereço de um coworking para registrar o seu domicílio fiscal. Além disso, você também pode registrar o endereço comercial e utilizar esse endereço nos materiais de divulgação online e offline da sua empresa.
Principais vantagens do coworking
1.Economia para as empresas
Manter um espaço próprio, por mais vantajoso que aparente ser, é muito caro. São muitos custos que precisam ser colocados na ponta do lápis. O preço do aluguel (que está diretamente relacionado com a localização), as contas básicas de água, energia, telefone e internet, a mobília da sala, a limpeza, a manutenção e muito mais.
Os espaços colaborativos são vantajosos justamente por conta da redução de custos. Imagine: você aluga uma sala privativa em um espaço compartilhado com outras empresas e rateia os custos com todos que frequentam o local.
Ao optar por um espaço colaborativo você conta com uma equipe que vai cuidar para você de toda a limpeza e manutenção. Tudo o que você precisa fazer no final do mês é pagar uma mensalidade, que vai sair bem mais em conta do que arcar com todos os custos sozinho.
2.Para autônomos, um intermediário entre a rotina flexível e o escritório
Trabalhar fora do escritório é ótimo, mas com o tempo a gente começa a sentir os efeitos do home office. As vezes é muito difícil se concentrar, as pessoas na sua casa não entendem que aquele é seu espaço de trabalho, os níveis de produtividade começam a cair e a gente se sente isolado do resto do mundo…
Adicionar o espaço de coworking em alguns dias da sua rotina, pode ser uma boa saída para esses problemas. Afinal, em um coworking você vai ter uma estrutura completa de escritório e vai poder frequentá-lo do seu jeito! Em um único lugar você vai ter o melhor dos dois mundos: rotina flexível com espaço de escritório.
3.Networking
Por fim, destacamos que coworking é um espaço para compartilhar. Para além de reduzir os custos, o acesso a uma comunidade de pessoas é o bem mais rico que um espaço de coworking pode te oferecer.
Conheça novas pessoas, interaja e feche parcerias. Os coworkings são espaços incríveis para fazer projetos acontecerem.