por que você deve repensar reuniões em cafés?

Você precisa se encontrar com um cliente para fechar um novo projeto. Ou talvez fazer um encontro para alinhar como será feito o trabalho. E quando chega o momento de marcar o lugar: bate aquela dúvida! Recebo em casa? Marco em uma padaria? Ou talvez um café? 

Essa situação é bastante comum entre profissionais autônomos e freelancers que trabalham no modelo home based. Por isso, eles não têm um lugar bacana para receber os clientes. Aí geralmente acaba não tendo jeito: muitas vezes o café é a escolha. 

Cafés: serão realmente a solução? 

Marcar reuniões em cafés, a princípio, parece uma boa pedida. Afinal, lá tem tudo o que você precisa: mesas, cadeiras, um café de qualidade e até uma internet que dê conta do recado.

A curto prazo, com toda essa estrutura, os cafés parecem ser o lugar ideal. E realmente são: para encontros rápidos.
Mas qual o impacto a longo prazo fazer sempre reuniões em cafés com seus clientes?

Desvantagens de reuniões em cafés

1. Você está cercado de distrações

Apesar de uma boa estrutura, uma coisa é fato: cafés são espaços para relaxar e ter encontros casuais.

Por isso, em reuniões em cafés, você acaba tendo que lidar com grupos mais eufóricos ou conversas em voz alta. Como consequência, eles realmente podem atrapalhar o andamento da conversa.

Não se esqueça também que esse é um lugar muitas vezes com serviço de garçons. Isso significa que você vai ter que lidar com eles andando por aí, o que pode causar distrações em você e seu cliente. 

Também temos que lembrar que, apesar do acesso a internet, muitas vezes a conexão nem é tão boa ou até mesmo limitada a poucas horas de uso. Já pensou perder a conexão em um momento importante ou não conseguir ter acesso a sua nuvem?

2. Mostra falta de profissionalismo 

Como dissemos, café são espaços para encontros casuais – e não para reuniões de negócios. Por isso torná-los o espaço oficial de recepção dos seus clientes pode deixar uma imagem muito ruim, até mesmo anti profissional.

O resultado nós sabemos. Se a curto prazo reuniões em cafés resolvem o problema do lugar de encontro, a longo prazo você simplesmente compromete o seu branding pessoal. 

3. Não garantem o sigilo do encontro

Mais um problema decorrente do espaço: cafés são locais abertos ao público. Ou seja, qualquer um, desde que pague, pode frequentar o local.
Por outro lado, muitas vezes as reuniões de negócios exigem determinado sigilo. 

Com muitas pessoas ao seu redor a privacidade pode se comprometer. Por isso, o seu cliente e você podem ficar desconfortáveis em tratar sobre alguns assuntos, para que outras pessoas escutem.

Então para onde ir? 

Enfraquecimento do branding pessoal, falta de privacidade para conversar e interrupções que afetam a produtividade são alguns dos fatores que você deve considerar na hora de repensar suas reuniões em cafés. Mas então para onde ir?

Os espaços de coworking são locais ideais para compartilhar ideias, locais e tendências.

Além de salas exclusivas e estações de trabalho para freelancers, os coworkings possuem um espaço incrível apenas com salas de reuniões. Essas salas são equipadas com tudo o que você precisa para um encontro de negócios com seu cliente: mesas, cadeiras, TV, cabo HDMI, quadro branco e acesso a internet de qualidade.

Você ainda conta com uma estrutura completa de escritório, acesso a amenidades como água e café, além do atendimento de secretária e recepcionista.

Em uma sala de reunião de coworking você tem tudo para que sua reunião seja privativa e produtiva, além de causar uma ótima impressão no seu cliente! 

Quer saber mais sobre salas de reunião? Confira nesse post porque alugar uma sala de reunião é vantajoso! 

Licença de uso de imagem: freepik
Compartilhar
Topo