Aqui no blog da ÔSHI Brasil, já conversamos um pouco sobre como o desenvolvimento da tecnologia está alterando rapidamente as organizações e as profissões, em um contexto que chamamos de futuro do trabalho. Este conceito implica que as organizações devem refletir como vão dividir as novas tarefas com a tecnologia. E mais: elas devem pensar em como adaptar sua rotina produtiva e cultura organizacional para essa nova realidade.

Se o futuro do trabalho nas organizações vinha se desenvolvendo aos poucos, a pandemia do novo coronavírus alterou radicalmente o processo. De fato, alguns especialistas afirmam que em questão de meses vimos o futuro do trabalho se acelerar em pelo menos 10 anos.

Como consequência, as empresas tiveram que aderir às novas formas de trabalho e muitos conceitos novos surgiram no mercado, dentre eles o de trabalho distribuído.

Nesse post, a gente te conta tudo sobre o que é trabalho distribuído e porque ele será comum nas organizações em mundo pós-pandemia.

O que é trabalho distribuído

A Lifesize define o trabalho distribuído como um novo paradigma do trabalho. Nessa nova perspectiva, o espaço da empresa deixa de ser o ponto de encontro dos funcionários, que agora podem atuar em diferentes locais. O trabalho distribuído, portanto, seria uma forma de descentralização do próprio espaço de trabalho. 

Em um ano em que nos vimos obrigados a aderir ao isolamento social, muito se falou sobre o Home Office. De fato, trabalhar de casa é uma das possibilidades do trabalho distribuído, mas não representa a totalidade do conceito.

Conforme a própria Lifesize afirma, o trabalho distribuído se aplica a empresas, cujos colaboradores trabalham em diferentes locais físicos. Isso significa que os empregados podem exercer suas funções de casa, na própria sede da empresa, de um espaço de coworking, cafés e muito mais. 

Na prática, desde que o colaborador possua acesso a um notebook e uma boa conexão com a internet, ele consegue realizar o seu trabalho de qualquer lugar. Por esse motivo, o trabalho distribuído está intimamente relacionado com o conceito de anywhere office. 

Características do trabalho distribuído

De acordo com a Lifesize, “funcionários que trabalham de home office são apenas uma parte de um time geograficamente distribuído”. Nesse sentido, a primeira característica do trabalho distribuído é que existe bem mais do que apenas um escritório. Ou seja: a empresa pode possuir mais de uma sede, seja na mesma cidade, estado ou país.

Além disso, como o trabalho distribuído está relacionado ao anywhere office, isto é, a prática de se trabalhar de qualquer lugar, nesse modelo de trabalho é possível encontrar pessoas que:

  1. Trabalham em coworkings

Espaços de escritórios compartilhados, onde profissionais de diversas áreas se reúnem para trabalhar em seus projetos. 

Os coworkings possuem a estrutura completa de um escritório tradicional, mas são muito mais flexíveis, uma vez que não possuem horário fixo para a jornada e nem estações de trabalho definidas. Em um coworking, o profissional faz o seu horário, utiliza um espaço compartilhado e paga pelo o que usou.

    2. Trabalham de casa

É o modelo mais comum de trabalho remoto. Uma pesquisa realizada em 2018 pela IWG (International Workplace Group) estimava que 70% das pessoas trabalhavam de casa pelo menos uma vez na semana. Desse total, uma porcentagem crescente trabalhava de home office de forma permanente. 

Segundo a pesquisa da FIA (Fundação Instituto de Administração), durante a pandemia, 46% das empresas aderiram ao home office. Além disso, o estudo “Série Global Stakeholder – O futuro do trabalho, Agora”, realizada pela Salesforce, 52% dos profissionais entrevistados topariam trocar de emprego se pudessem trabalhar de casa.

É um modelo bastante popular e que deve ganhar novos adeptos após a pandemia do novo coronavírus. 

3. Trabalham de cafés ou locais públicos

Esses espaços de trabalho tem tudo a ver com o conceito de anywhere office. Basta ter uma boa conexão com a internet e um computador e o trabalho pode ser realizado.

Vantagens do trabalho distribuído

A redução de gastos é a principal vantagem do trabalho distribuído. Afinal, a partir do momento em que os times estão geograficamente distribuídos, não há mais a necessidade de manter um local físico para o trabalho – ou ele pode ser muito menor.

Assim, os custos fixos com o escritório tradicional – espaço, contas de água, energia, IPTU, manutenção – podem ser radicalmente diminuídos ou até mesmo eliminados. Caso a empresa opte por não ter uma sede física, é possível inclusive contratar o serviço de um escritório virtual em um coworking, e apenas gerir os times de forma distribuída.

Além disso, algumas pesquisas têm indicado que o trabalho remoto possui impacto bastante positivo na saúde e nos relacionamentos pessoais dos colaboradores, o que pode contribuir para o aumento da produtividade dos times.

Porque o trabalho distribuído deve se tornar comum em um mundo pós-pandemia

Conforme já afirmamos, a pandemia do novo coronavírus acelerou e muito o futuro do trabalho. Durante o período de isolamento social, as empresas tiveram que testar na marra uma das possibilidades do trabalho remoto: o home office.

E os resultados foram bastante positivos. Por isso, algumas organizações já anunciaram que vão adotar o trabalho remoto e, por consequência, a lógica do trabalho distribuído. É o caso da XP Investimentos e também do Facebook. 

Casos como esses não são isolados e se tornaram cada vez mais comum. A pandemia do novo coronavírus de fato iniciou uma mudança na cultura organizacional das empresas e veio para mostrar que, de fato, o futuro do trabalho realmente chegou. 

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