5 dicas para um bom trabalho remoto

O futuro do trabalho é remoto. E não só porque estão crescendo os números de nômades digitais e freelancers. 

Uma pesquisa feita pela Transformação Digital em parceria com a Rock Content, a Trello e a Opinion Box, indicava que, em 2018, 34% dos profissionais incentivariam esse modelo de trabalho em suas organizações. As razões são diversas. Muitos profissionais apontam o desenvolvimento das tecnologias como o principal motivo para o trabalho remoto. Afinal, basta apenas um computador com internet para que se possa trabalhar de qualquer lugar.

Mas não só. A busca por equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a redução do tempo no trânsito também são indicados como os benefícios do trabalho remoto. Embora esse modelo de trabalho tenha trazido mais flexibilidade, ele também pode trazer bastante problema. Falta de rotina, adiamento de tarefas, sobrecarga e mistura da vida pessoal com a profissional são apenas alguns dos pontos negativos do trabalho remoto.

A ÔSHI Brasil separou 5 dicas para você ter um bom trabalho remoto e não cair em nenhuma armadilha ao trabalhar de casa. Confira!

Dicas para um bom trabalho remoto

1. Tenha uma rotina

Trabalhar em casa: sinônimo de flexibilidade e mais liberdade. Nada de horários milimetricamente definidos, porque começar uma rotina às 9 horas, parar 1 hora de almoço e trabalhar até às 18h não é mais uma possibilidade. Mas não é porque a rotina vai ser mais flexível, que você simplesmente não vai ter uma rotina. 

Tão importante quanto trabalhar, é desenvolver uma rotina matinal que te tornará mais produtivo ao longo do dia. Estabeleça um horário para acordar e também quais são os períodos em que você vai fazer as tarefas domésticas. E o mais importante de tudo: defina os horários em que vai trabalhar. Além de te ajudar a conciliar a vida pessoal e profissional, ter um horário te permite não trabalhar incansavelmente, sem ter hora de parada.

2. Tenha um espaço de trabalho

O trabalho remoto te permite bastante flexibilidade, mas não descarte a possibilidade de ter um espaço de trabalho para chamar de seu. 

Trabalhar sentado na mesa da cozinha, pode até ser legal. Mas as chances de você se distrair ou ser chamado por alguém para fazer outra coisa é muito grande! Tenha o seu espaço de trabalho. Invista numa boa cadeira e em tudo o que for necessário para a realização do seu freelancer ou job. Crie um espaço feito especialmente para você ser produtivo e conseguir realizar todas as tarefas do dia.

3. Informe sobre seus momentos de disponibilidade

Uma grande dificuldade que freelancers e autônomos encontram ao trabalhar em casa são as frequentes interrupções. De fato, o trabalho remoto ainda é algo muito novo e muitas pessoas ainda encontram dificuldades para entender que trabalho em casa também é trabalho. 

Para evitar interrupções e que sua vida pessoal se misture com sua rotina profissional, avise as pessoas que moram com você sobre os seus momentos de disponibilidade. Uma medida simples, que vai te ajudar bastante a se manter focado em suas tarefas!

4. Se atente as distrações

Aqui temos mais uma desvantagem da flexibilidade: não tem ninguém ou uma regra que nos mantenha alertas contra as distrações. Isso significa que se manter longe das redes sociais enquanto trabalha e não se preocupar com o gato que está passando pela sala da sua casa, depende exclusivamente de você! 

Daí a importância de ter um lugar exclusivo para o trabalho, onde naturalmente você fica mais focado. Ou que tal instalar limites de uso de apps no seu celular durante o seu período de trabalho?

5. Não se isole

Por último, a dica é: não se isole! O trabalho remoto nos deixa muito dentro de casa. Longe de uma empresa ou organização, temos menos contato com pessoas e oportunidades de nos relacionar.

Não deixe de manter uma rotina saudável, de ver os seus amigos e encontrar sua família. Por isso, se sentir que está muito dentro de casa, que tal trabalhar um dia ou outro em um espaço de coworking? Além de você mudar os ares, você pode conhecer muita gente bacana e também parceiros de negócios! 

Licença de uso de imagem: Racool_studio
Topo