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Transformações fazem parte do cotidiano e no mundo corporativo não é diferente. Segundo a literatura, as transformações que envolvem o universo empresarial estão relacionadas com o conceito de futuro do trabalho

Nesse post, a gente te explica o que é o futuro do trabalho e quais são algumas de suas tendências. Afinal, estar antenado nessas transformações são fundamentais para que as empresas e colaboradores possam se planejar a longo prazo.

O que é futuro do trabalho?

O advento da internet, a partir dos anos 90, transformou profundamente as relações sociais e de trabalho. O seu impacto foi tão grande que ajudou a acelerar o desenvolvimento das tecnologias e também a forma como as gerações se posicionam no mundo. De fato, um colaborador que nasceu nos anos 80, possui uma visão de mundo muito diferente daqueles que nasceram nativos digitais – e esse já é um fator que as organizações devem se atentar.

Isso significa que o futuro do trabalho está intimamente ligado com o desenvolvimento da tecnologia e como ela transformou o mundo corporativo. Diferente dos anos 1980, a relação homem-tecnologia no trabalho não se limita mais a homem-impressora. 

Hoje as organizações contam com inúmeras ferramentas de automação. Além disso, a Inteligência Artificial e os chatbox já fazem parte da realidade das empresas também.

Desse modo, o futuro do trabalho nada mais é do que um conceito em que as organizações devem refletir como vão dividir as novas tarefas com a tecnologia. E mais: elas devem pensar em como adaptar sua rotina produtiva e cultura organizacional para essa nova realidade.

Tendências do futuro do trabalho

Como se preparar para o futuro do trabalho na prática? Listamos 3 tendências importantes que toda empresa e colaborador devem saber.

As profissões vão mudar (e rápido)

No futuro do trabalho, o desenvolvimento da tecnologia vai automatizar grande parte das tarefas realizadas. Como consequência, novas profissões serão necessárias no mercado, enquanto outras podem até desaparecer! 

Cientistas de dados, analista de inteligência artificial, engenheiro de dados e até engenheiro de cibersegurança são algumas das profissões que já estão surgindo. 

Além disso, características como agilidade e a capacidade de aprender novas habilidades constantemente serão qualidades muito requisitadas nas organizações.

Alterações na cultura organizacional

O que muda nas empresas com a inclusão de novas tecnologias na vida das pessoas? A resposta é simples: os próprios colaboradores.

À medida que profissionais mais novos vão ingressando no mercado de trabalho, as organizações vão sentir a necessidade de se adaptar. Afinal, as aspirações de um nativo digital são muito diferentes das aspirações dos seus pais, por exemplo. 

Hoje um millennial é muito mais motivado no trabalho por um propósito, do que por um salário. Um estudo da Harvad Business Review mostrou exatamente isso. Hoje, 9 entre 10 pessoas estão dispostas a trabalhar em empresas que possuem o mesmo propósito que o seu, mesmo que para isso elas ganhem menos. 

Essa mudança de perfil de colaborador é preciso ser estudada com cuidado pelas empresas, que deverão atualizar sua cultura organizacional se desejarem fazer parte do futuro do trabalho. 

Os escritórios serão remotos e os times distribuídos

Se futuro do trabalho e tecnologia andam de mãos dadas, então podemos dizer que os espaços físicos serão ressignificados. Isso porque, com o acesso constante à internet e desenvolvimento de ferramentas de mensagens e videoconferência os escritórios físicos podem deixar de ser tão necessários.

Desse modo, os escritórios remotos ganham bastante força. O escritório remoto nada mais é do que a possibilidade de se trabalhar de qualquer lugar. Num contexto de futuro do trabalho significa que o colaborador pode escolher onde vai trabalhar: em casa, em um café, em um escritório convencional e até mesmo em um escritório de coworking.

Além disso, no futuro do trabalho, os times também serão distribuídos, podendo atuar de qualquer lugar. Essa mudança é fundamental para que as organizações passem a repensar os seus próprios espaços e como vão administrar suas equipes.

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