mercado de coworking no brasil
Você sabe o que é um coworking? Esse é um termo que se consolidou em 2005 e é usado para designar os espaços de trabalho de uso compartilhado. Mas mais do que apenas dividir o espaço, o coworking representa uma nova forma de trabalho relacionada à ideia de pertencimento a uma comunidade e também de conexão com novas pessoas. 
Acredita-se que o coworking tenha chegado no Brasil em 2007 e, junto com ele, um novo mercado tem crescido e se consolidado. De fato, segundo a pesquisa Coworking Brasil, só em 2017 o mercado cresceu 114% com relação ao ano anterior! Em 2018 o mercado cresceu menos, 48%, mas as evidências indicam que o setor passa por um processo de amadurecimento. 

Raio X do coworking no Brasil 

O Censo Coworking Brasil 2018 mapeou a existência de 1.194 espaços do coworking no país com circulação de mais de 200 mil pessoas. 
Além disso, a pesquisa indicou que os espaços de coworking não são uma realidade apenas em grandes centros urbanos, com mais de milhão de habitantes. Hoje já possível encontrar coworkings em cidades de 100 a 250 mil habitantes e também nas de 500 mil a 1 milhão.
Os coworkings também não estão mais nas capitais. Dos espaços mapeados na pesquisa 55% ficam na capital e 45% no interior. 

O que os coworkings estão oferecendo

O amadurecimento do mercado de coworking tem ficado cada vez mais evidente. Se no início esse modelo de negócios estava preocupado apenas em ocupar salas com estações de trabalho, hoje os coworkings estão investindo cada vez mais na prestação de serviços. 
Independente de ser um coworking que atende um nicho específico do mercado ou multidisciplinar, além de estações de trabalhos e salas exclusivas, os coworkings estão oferecendo: 

  • Atendimento em inglês
  • Atendimento em espanhol
  • Estacionamento próprio
  • Endereço fiscal
  • Bar ou café
  • Acessibilidade
  • Escritório virtual
  • Acesso 24h

Maturidade do negócio

Em 2017 o mercado de coworking faturou 127 milhões de reais. Além disso, o Censo Coworking 2018 estima que a receita anual média de um coworking é de 257 mil reais e a lucratividade média de 86 mil reais. Os dois valores foram maiores do que em 2017. 
Ainda segundo a pesquisa 94% dos coworkings são abertos visando o lucro, o que indica que o setor de coworking está sendo considerado por parte dos empresários como uma forma de investimento. Geralmente, um dono de coworking possui em média 1,2 unidades. 
O mercado de coworking amadureceu de tal forma, que hoje é possível montar um coworking de duas formas: criando um coworking do zero ou investindo em um modelo de franquias. 

Montando um coworking pelo modelo de franquias

Por ser um mercado em crescimento e pelo fato de novos modelos de trabalho estarem surgindo no mercado, o coworking pode ser uma boa alternativa para quem está procurando um novo empreendimento ou até mesmo para quem tem um espaço ocioso e quer torná-lo rentável. 
Se você tem interesse em montar um coworking, mas ainda tem dúvidas sobre como investir nesse empreendimento, o modelo de franquias é uma boa opção. 
O franchising é um segmento do mercado em constante crescimento e ao optar por uma franquia você adquire um investimento mais seguro, pois está investindo em um modelo de negócio que já foi testado anteriormente no mercado. 
Além disso, a franqueadora já determina para você os produtos que você deve vender, qual o padrão, te fornece o treinamento, ajuda na escolha do ponto de localização e auxilia nas ações de marketing.
Se você está pensando em abrir um coworking, não deixe de conferir as opções de franquias. Quer saber porque investir em franquias? Acesse aqui.
 

Compartilhar
Topo