Empreender é um tema que está no imaginário do brasileiro. De fato, segundo a GEM 2018, ter um negócio próprio é o quarto sonho do brasileiro, seguido apenas de ter uma casa própria, viajar pelo Brasil e comprar um automóvel. Ainda segundo a mesma pesquisa, a taxa de empreendedorismo total no país chegou a 38%. No entanto, abrir um novo negócio é um caminho bastante desafiador e empreender com uma franquia pode ser uma boa maneira de começar. Quer saber mais? Confira nesse post 5 motivos para investir em franquia!
1.O franchising é um setor em crescimento
O setor de franquias do Brasil é um dos maiores do mundo e, mesmo com a crise econômica dos últimos anos, se manteve com uma boa taxa de crescimento.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franquias), somente em 2018 o setor faturou aproximadamente 175 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 7,1% com relação a 2017. Além disso, a quantidade de franquias aumentou no último ano: são 153 mil unidades no país, 5,4% a mais que em 2017.
As expectativas para 2019 também são bastante positivas. Segundo a ABF o faturamento deve crescer entre 8% e 10%. O franchising, portanto, se apresenta como um bom setor para investir.
2. O modelo de franquia já foi testado
A maior dificuldade de se investir sozinho em um empreendimento é criar um modelo de negócios que possa ser aplicado no mercado. É justamente a partir da experimentação desse modelo que serão identificados os pontos que funcionaram e os que ainda devem melhorar. Mas fazer isso por conta própria é arriscado, já que envolve o investimento de tempo e também de recursos.
O franchising é positivo, porque ao aderir uma unidade você opta por um modelo que já foi testado no mercado anteriormente. Como a franqueadora já sabe o que funciona e o que não funciona, escolher uma franquia acaba se tornando um investimento mais seguro do que empreender sozinho.
3. A marca já é conhecida no mercado
Uma desvantagem que o empreendedor por conta própria encontra é construir uma nova marca e educar o público com relação a essa nova marca. Quando você opta pelo modelo de franquia, está investindo em uma marca que já é conhecida pelo público. Por isso fica mais simples começar o empreendimento e você vai poder direcionar seus esforços para outras atividades.
4. Você conta com apoio do franqueador
Franquia é uma estratégia empresarial em que uma empresa mãe (franqueadora) comercializa o direito de uso de uma marca, infraestrutura, know-how, patente e direito de distribuição. Ao assinar um contrato de franquia, ambas as partes possuem responsabilidades.
A responsabilidade do franqueador é apoiar as ações do franqueado, auxiliar na operacionalização do negócio, ajudar na escolha do ponto de venda e fornecer todo o treinamento necessário para que a sua franquia funcione.
Na prática, isso significa que quando você opta por abrir uma franquia, você nunca está sozinho.
5. É possível prever o retorno financeiro
Você saberia prever quanto tempo demora para o seu novo empreendimento te dar retorno? No setor de franquias o tempo estimado é de 18 a 36 meses, dependendo muito do modelo de negócios. Inclusive, se você optar por uma microfranquia o tempo pode ser até menor.
Como numa franquia o modelo de negócio já foi testado, é possível ter uma ideia de quanto tempo leva para você ter o seu retorno financeiro. Assim fica mais fácil na hora de fazer um planejamento de negócios.
Quer saber mais sobre como funciona uma franquia? Acesse aqui.