O coworking é uma modalidade de trabalho que surgiu nos Estados Unidos e que, desde 2005, vem ganhando adeptos no mundo todo.
Para se ter uma ideia, aqui no Brasil existem aproximadamente 2 mil espaços conhecidos e mais de 200 mil pessoas circulando por eles.
Entretanto, criou-se a ideia de que o coworking seriam espaços apenas para freelancers e startups. De fato esses profissionais se beneficiam bastante desse modelo de trabalho, mas você sabia que os coworkings também podem ser interessantes para empresas?
Abaixo listamos 5 vantagens que os coworkings oferecem para empresas.
1. Você vai reduzir os custos
Um dos maiores gastos que uma empresa tem é com sua infraestrutura. Isso porque existem muitos custos para lidar: aluguel de sala, condomínio, energia, água, serviços de limpeza, insumos básicos como água e café entre muitos outros.
Em um coworking esses custos são diluídos entre todas as empresas e profissionais que frequentam o local, o que reduz significativamente os custos.
Além disso, quando você contrata uma sala exclusiva ou compartilhada, quem fica responsável por fazer esses pagamentos é o próprio coworking. Ou seja: menos dor de cabeça e preocupações para você.
2. Você vai ter acesso a inúmeros serviços
O Censo Coworking 2018 mostrou que os espaços de coworking estão investindo em uma maior gama de serviços.
Por isso, muito além de estações de trabalho e salas exclusivas, você pode encontrar outros serviços em um coworking. São eles: salas de reunião, gestão de correspondência, serviço de secretária, cantinas e copas, entre outros.
3. Você não tem que se preocupar com nada
Quando você contrata um espaço em um coworking, você não precisa se preocupar com nada!
O coworking é responsável por lidar com contas básicas, além de se preocupar com a manutenção do espaço. Tudo o que você precisa fazer é chegar e trabalhar. O resto o coworking cuida para você.
4. Você amplia o seu networking
Muito mais do que espaços de uso compartilhado que ajudam a reduzir os custos, os coworkings são locais de desenvolver o seu networking e pertencer a uma comunidade.
São muitas pessoas e muitas empresas que circulam por lá e, por isso, você pode desenvolver sua rede de contatos para fechar novos negócios.
5. Você dá mais visibilidade para o seu negócio
Nos espaços de coworking passa muita gente e muitas empresas também estão alocadas por lá.
Estar num ambiente compartilhado significa que a sua empresa estará muito mais exposta e visível para outras pessoas, o que certamente é bastante estratégico para a amplificação da sua marca.