O coworking é a grande aposta da flexibilização do modelo de trabalho. Foi-se o tempo em que se pensava no coworking como um espaço apenas para dividir custos de aluguéis. Muito mais do que isso, o coworking é um ambiente para ser compartilhado, que gera senso de pertencimento e que é ideal para o desenvolvimento do networking.
Não é a toa que esse é um mercado que só em 2018 cresceu 48%. Além disso, segundo o Censo Coworking 2018, existem quase 2 mil coworkings no país e mais de 80 mil estações de trabalho.
Está pensando em investir na área? Confira os dois modelos que podem te ajudar a ser o dono de um coworking de sucesso.
Invista você mesmo
Você pode abrir um negócio próprio, do zero, no segmento de coworking. Se você já possui um imóvel ocioso, então já cortou uma grande parte dos custos iniciais. Caso contrário, vai precisar ir atrás de um. A vantagem do coworking é que não necessariamente você precisa de um espaço enorme para começar: tudo depende do tipo de coworking que você quer ter.
O Censo Coworking 2018 mostrou que o cenário mudou bastante nos últimos anos e que agora o mercado começou a amadurecer. De fato, não existem apenas espaços compartilhados, mas espaços compartilhados segmentados.
Faça uma pesquisa sobre os coworkings que existem na sua cidade, tenho certeza que você vai encontrar de tudo! Coworkings pequenos bem moderninhos, voltados para jovens profissionais freelancers, coworkings enormes e 100% com cara de ambiente corporativo, como são os espaços da gigante Regus, coworkings voltados apenas para empresas de tecnologia…
Enfim, existem coworkings de todos os tipos! A sua missão é descobrir qual tipo você quer abrir e isso depende muito do perfil que você tem como empreendedor.
A próxima etapa para montar um coworking por conta própria é inevitável para qualquer negócio. Você vai precisar pensar sobre o modelo de negócios, criar um plano de negócios, escolher os produtos, serviços e como vai promover o serviço.
Depois, você precisa pensar em montar esse imóvel como toda a estrutura que um escritório precisa: mobília, internet, copa, ar condicionado, impressora ou qualquer outro serviço que você pense em oferecer.
Abra uma franquia de coworking
Acha muito complicado ou arriscado abrir um negócio do zero? Que tal abrir uma franquia? Como dissemos anteriormente, o mercado de coworking passa por um processo de amadurecimento e, por isso, já é possível encontrar franquias no segmento.
E por que você deveria investir em um coworking a partir desse modelo? Assim como o coworking é um mercado que não para de crescer, o franchising no Brasil também está em alta. O país é o 4º maior mercado de franquias no mundo e mesmo com a crise continuou crescendo.
Quando você compra uma franquia, você paga para que possa utilizar a marca, os produtos e o da empresa franqueadora. Na prática você vai comprar uma loja idêntica a outra já existente.
As vantagens para se investir em uma franquia são inúmeras. A primeira é que você investe em um negócio, cujo modelo já foi testado anteriormente no mercado, o que reduz bastante o risco do investimento. Além disso, você começa um negócio com uma marca já consolidada, o que é muito mais vantajoso do que começar do zero.
Em um modelo de franquia você também conta com todo o apoio do franqueador. É ele quem vai te dar todo o know-how da operacionalização do negócio, te falar quais serviços você vai comercializar, em alguns casos qual é o melhor ponto de venda, além de cuidar das ações de marketing.
Quer saber mais sobre como funciona uma franquia? Acesse aqui.