Com a aproximação do 31 de dezembro é comum fazermos um balanço de como foi o ano – o que funcionou, o que não funcionou – e começarmos a fazer planos para 2020. É justamente nessa época que as famosas listas de ano novo começam a aparecer, muito embora só 8% das pessoas consiga cumpri-las. Quer saber como tirar metas de ano novo do papel e ter um 2020 melhor? Confira as nossas dicas!
1. Crie metas SMART
Você sabe o que são metas? De maneira sucinta, metas podem ser definidas como objetivos quantificados e devidamente especificados.
Seja no âmbito profissional ou pessoal, a criação de metas não é um processo tão simples e assim. E em muitos casos as pessoas descobrem tardiamente que são necessárias algumas estratégias para elaborá-las.
Uma das metodologias para a elaboração de metas é a SMART, que permite que a elaboração das metas seja um processo extremamente objetivo. A sigla deriva das palavras inglesas: “Specif”, “Measurable”, “Achievable”, “Relevant” e “Time”.
Quando você for definir uma meta, você deve, portanto, pensar em cada um desses aspectos.
- Specific (específico): a sua meta deve ser bem específica. Se sua meta é aumentar as vendas de sua empresa, então opte por especificar o quanto de vendas você quer adquirir. Ao invés de definir como meta “aumentar as vendas da empresa”, defina de modo específico: “aumentar as vendas em 30%”.
- Measurable (mensurável): para você alcançar sua meta, você precisa saber medi-la adequadamente para saber se você teve sucesso ou não. Defina um indicador tangível. No caso do aumento das vendas, o seu indicador pode ser o valor do faturamento nesse período.
- Achievable (alcançável): as metas devem ser possíveis de serem alcançadas. De nada adianta você estabelecer como meta crescer 30% em 1 mês se esse resultado for impossível de ser alcançado. Mantenha o pé no chão e estabeleça metas alcançáveis. Um exemplo é: “aumentar as vendas em 30% em um período de 8 meses”.
- Relevant (relevante): toda meta precisa ser relevante, seja no âmbito profissional ou pessoal. Especifique qual é a relevância dessa meta para sua vida ou empresa. É isso que também te manterá motivado em cumpri-la ao longo do ano!
- Time (tempo): as metas precisam de um tempo para serem cumpridas, caso contrário, nem faz sentido criá-las. Por isso, é preciso que você determine um prazo para que você possa finaliza-la.
2. Tente coisas novas
Além de manter o foco em suas resoluções de ano novo com as metas SMART, que tal aprender algo novo no ano de 2020? O nosso cérebro possui uma neuroplasticidade incrível, isto é, uma capacidade enorme de aprender novas coisas e de se desenvolver a partir disso.
Não deixe que sua vida seja apenas o trabalho. Planeje aquela viagem que sempre sonhou, aprenda uma língua nova se desejar, faça aquele curso de artes que você sempre quis…
Foque em atividades que te dão prazer, desenvolva outras habilidades que você não usa no seu dia-a-dia e deixe sua produtividade diária ser impactada positivamente por esses novos estímulos.
3. Experimente novos modelos mentais de produtividade
Todos nós temos modelos mentais pessoais que criamos para a resolução de problemas no nosso dia-a-dia. Entretanto, quando nos deparamos com situações novas, não temos recursos suficientes para resolver o problema logo de cara. E aí que os modelos mentais de produtividades nos ajudam.
Entende-se por modelo mental uma estratégia que orienta nosso pensamento e que acessa novas formas de se observar o mundo e que aumentam nossas habilidades de resolver problemas ou fazer escolhas. Eles podem ser muito úteis para aumentar a nossa produtividade, então que tal acrescenta-los na sua rotina em 2020 e melhorar sua eficiência no trabalho?
Círculo de competência
Esse modelo mental foi criado por Warren Buffet e tem a ver com as suas competências pessoais. Ele parte do princípio que você deve ficar sempre dentro do seu círculo de competências para manter-se produtivo. Quando você se desloca da sua área de competência, você entra na região das coisas que você pensa que conhece e sua produtividade cai.
Segundo esse modelo, se você quer ser produtivo, é aí que você deve investir os seus esforços. Aproveite que é começo de ano e tire um tempo para pensar em seus pontos fortes e no que você é bom.
A partir disso, desenvolva essas potencialidades e crie metas SMART para alcançar melhores resultados.
Modelo de mentalidade de crescimento
Nesse modelo, a psicóloga Carol S. Dweck afirma que ter uma mentalidade de crescimento é fundamental para o desenvolvimento da sua carreira. A premissa é bastante simples: se você tem um mindset fixo, você fica estagnado.
Se você possui uma mentalidade de crescimento, então você compreende que sempre existe possibilidade de aprender e melhorar novas habilidades, o que constantemente abre novas portas para você.
Que tal começar 2020 com uma mentalidade de crescimento?
Lei dos rendimentos decrescentes
Aqui o modelo parte do seguinte princípio de que não podemos ultrapassar “o ponto em que o nível de lucros ou benefícios recebidos é menor do que a quantidade de dinheiro ou energia investida”.
No ambiente corporativo, a afirmação também vale. Se você consegue identificar o momento em que você atingiu o seu limite diário de trabalho, então não ultrapasse-o. Você se tornará mais produtivo se trabalhar 8 horas de forma eficiente, do que 12 horas completamente esgotado.
Esse modelo mental pode ser bastante interessante para você alcançar novos níveis de produtividade e pode ser uma boa testa-lo nesse começo de ano.
Pronto para mais um ano? A Ôshi Brasil deseja um feliz 2020 para você!