
Franquia é um tipo de negócio bastante interessante, pois o empreendedor adquire uma empresa, cujo modelo já foi testado anteriormente, o que reduz os riscos de investimento.
Mas você sabe como funciona uma franquia? Abaixo listamos algumas informações importantes que você precisa saber antes de adquirir a sua.
A franquia é gêmea de um modelo de negócio já existente
De modo geral, é possível definir uma franquia como um sistema em que uma empresa mãe cede os direitos de uso de marca, know-how e produtos para um franqueado que esteja interessado em comprar e executar as operações em outra localidade, seguindo o mesmo modelo. Isso significa que quando você compra uma franquia, você está adquirindo uma loja gêmea de outra já existente.
Esse modelo de negócio chama bastante atenção de empreendedores de primeira viagem, pois com um modelo pronto você já sabe como operacionalizar o dia a dia e utiliza produtos que já foram testados anteriormente.
Por outro lado, justamente por ser um modelo já pronto, você precisa ter em mente que vai estar limitado aos padrões impostos pela franqueadora.
O franqueador fornece todo o know-how
Nesse modelo de negócio, a principal responsabilidade do franqueador é fornecer para o franqueado todo o conhecimento que ele tem. Assim, quando você compra uma franquia você tem acesso:
- A estrutura necessária para operacionalizar o negócio;
- A carta de produtos do franqueado, que já foi testada no mercado;
- Ao treinamento do franqueado, que vai te ensinar como executar todas as operações necessárias para o negócio funcionar;
- Apoio nas ações de marketing;
O franqueado deve pagar algumas taxas ao franqueador
O contrato de franquia é uma relação de mão dupla. Se por um lado o franqueador te fornece todo o know-how, por outro, o franqueado possui obrigações financeiras a cumprir.
As principais taxas de um sistema de franquia são: taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda.
A taxa de franquia é a que concede ao franqueado o direito de uso da marca. Ela possui uma taxa fixa e é paga somente uma vez, logo após a assinatura do contrato. Essa taxa é paga para que a franqueadora possa cobrir os custos de prospecção do candidato a franquia, além de, em alguns casos, estar incluso nela o valor de treinamento e também de assistência.
Cabe destacar que a taxa de franquia não é necessariamente obrigatória. Existem casos de franqueadoras com estratégias mais agressivas de vendas, que não cobram essa taxa dos franqueados.
Os royalties são taxas que o franqueado paga para ter direito ao uso do know-how e também da marca. Eles devem se pagos todo o mês para o franqueador.
Já o fundo de propaganda é uma taxa, cujo valor é revertido em ações de marketing e propaganda. O fundo de propaganda pode ser pago mensalmente ou não e podem variar de 2% a 5% do faturamento bruto da unidade franqueada.
O franchising é resguardado pela Lei de Franquias
O modelo de franchising chegou no Brasil em 1987 e passou a ser regulamentado em 1994, pela Lei 8.955. A lei discorre sobre a obrigatoriedade da Circular de Oferta de Franquia (COF), o principal documento que rege a relação franqueador-franqueado.
A COF é um documento que, por lei, deve ser entregue ao franqueado pelo menos 10 dias antes do fechamento do contrato. Nela encontram-se informações fundamentais, como: o tipo de negócio, as obrigações e deveres das partes, as taxas que serão cobradas, o prazo de entrega, entre outros.
Antes de comprar uma franquia, analise bem o documento e avalie se as informações contidas nele são todas as que estão previstas na lei.
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