
A procura por um novo espaço para alocar sua empresa nunca é uma tarefa fácil. São inúmeras variáveis a se pensar, desde custos até a localização.
Com o desenvolvimento de novos modelos de trabalho, hoje já é possível sair das salas comerciais tradicionais e procurar outras opções, como salas em coworkings.
Em dúvida sobre qual escolher? Abaixo listamos vantagens e desvantagens das salas comerciais e das salas exclusivas em coworkings para que você possa tomar a melhor decisão.
O que é coworking
Antes de listarmos as vantagens e desvantagens, precisamos esclarecer o que é coworking.
Coworkings são espaços de trabalho compartilhados que surgiram em 2005, nos Estados Unidos, e desde então vem se popularizando no mundo todo. São ambientes totalmente equipados para escritório e recepção de clientes, mas que é frequentado por inúmeros profissionais e empresas.
Aqui no Brasil, o mercado de coworking passa por um processo de amadurecimento. Por isso, além das estações de trabalho compartilhadas, é possível encontrar salas privativas para alugar: unindo o clássico escritório tradicional ao comodismo do espaço compartilhado. Saiba mais aqui.
Sala comercial x sala em coworking: vantagens e desvantagens
1. Possibilidade de customização
Quando você compra ou aluga uma sala comercial, você possui mais liberdade para customizá-la e dar a cara da empresa para o espaço. Isso significa que você pode pintar, decorar e escolher os móveis que você deseja.
Em um espaço de coworking essa possibilidade é um pouco mais restrita, porque normalmente os espaços já são formatados para receber as empresas. Entretanto, existem coworkings com serviços built to suit, que te permite a customização do escritório do jeitinho que você quiser.
2. Localização
A localização é fator determinante quando se pensa em alugar salas comerciais, afinal de contas, toda empresa quer estar bem localizada.
Tanto uma sala comercial, quanto uma sala exclusiva em um coworking podem ser vantajosas nesse quesito: pois existem business place e coworkings bem localizados em várias cidades.
3. Custos
Quando se pensa em custos, optar por uma sala exclusiva em um coworking pode ser muito mais vantajoso. É que eu em um espaço compartilhado todas as contas são divididas entre os proprietários. Além disso, preocupações como limpeza, manutenção e insumos básicos também não são preocupação em salas exclusivas de coworking, pois tudo isso é de responsabilidade do próprio espaço.
Além de reduzir os custos, os coworkings tornam a logística dessas tarefas algo bem mais simples e são uma preocupação a menos na empresa.
Por outro lado, a sala comercial apresenta muito mais desvantagens. Você terá que arcar com todos os custos da sala: aluguel, impostos, água, luz, limpeza, insumos e manutenções. O que dá mais trabalho e é também mais caro.
4. Acesso a outros serviços
Quando você opta por uma sala comercial tradicional, você é o responsável por mante-la. É preciso se preocupar com a gestão da correspondência, se a impressora tem tinta, se os banheiros estão equipados, quem vai preparar o café…
Quando você opta por uma sala privativa em um coworking, normalmente esses serviços estão inclusos na mensalidade, o que facilita bastante para as empresas.
5. Privacidade
Ainda que você tenha uma sala privativa em um coworking, você ainda está em um espaço compartilhado.
Por conta disso, muitas vezes a privacidade nesses espaços pode ser menor do que uma sala comercial comum. É preciso levar esse ponto em consideração.
Tanto salas comerciais, quanto coworkings oferecem boas opções de salas para a sua empresa. Optar por um ou outro depende dos objetivos da empresa, o quanto ela quer gastar e onde ela quer estar localizada.
