O Home Office é um modelo de trabalho muito utilizado por profissionais autônomos. Além disso, as grandes empresas, a fim de reduzirem custos e flexibilizarem as relações de trabalho, também estão oferecendo essa modalidade para seus funcionários.
Apesar de permitir uma maior flexibilidade de horários e diminuir o tempo de deslocamento até a empresa, o home office também apresenta uma série de desvantagens.
Abaixo listamos 5 desvantagens do Home Office para que você possa avaliar se esse é o modelo ideal para você.
1. Dificuldades de concentração
Trabalhar em casa é ótimo, mas em um ambiente doméstico os assuntos particulares podem acabar se misturando.
Caso não haja uma conversa em casa a respeito de quais horários você estará trabalhando, você pode ser interrompido constantemente, dificultando sua capacidade de concentração.
Além disso, é em casa que encontramos inúmeras distrações. O sofá que é mais confortável, a televisão que é mais interessante, o gato que te interrompe… Todos esses fatores vão minando a nossa atenção e nos tornam menos produtivos no trabalho.
2. Realização de reuniões em locais inadequados
Se você atende clientes ou precisa fazer reuniões com frequência, o modelo Home Office pode dificultar o seu trabalho. Afinal, onde você vai realizar essas tarefas sem levar pessoas estranhas para a privacidade do seu lar?
Uma alternativa que muitos freelancers encontraram foi a de trabalhar num café.
Entretanto, cafés não são ambientes adequados para receber clientes ou fazer reuniões, já que têm muito barulho, não possuem a estrutura adequada, a internet muitas vezes é limitada e você fica refém de consumir alguma coisa por lá.
Fora isso você não encontra privacidade e discrição para realizar reuniões, o que pode deixar parceiros e clientes incomodados.
3. Indefinição de horário
Se você não definir muito bem a sua rotina, pode esbarrar na questão da indefinição de horário.
O principal problema disso é que você pode aumentar – e muito – a sua carga de trabalho, tornando a sua rotina pesada e com pouco espaço para atividades de lazer.
4. Isolamento social
Um problema que muitos profissionais autônomos encontram ao trabalhar em casa é o isolamento social.
Sem o contato com outras pessoas, o profissional pode acabar ficando recluso e até perder habilidades essenciais no ambiente corporativo, como o gerenciamento de equipes e trabalho em grupo.
5. Preconceito do mercado formal com empresas Home Based
Apesar da flexibilização do trabalho ser uma tendência, o mercado formal ainda tem bastante preconceito com empresas home based.
Mesmo que o profissional seja enquadrado no regime MEI, muitas vezes essas empresas não possuem endereço comercial e fiscal, o que pode gerar desconfiança por parte do mercado.