Aumentar a produtividade. Essa é uma atividade muito buscada por profissionais de diversos segmentos. Afinal, quem não quer ser mais eficiente e produtivo na hora de executar as tarefas do trabalho? 

E quando falamos de ser produtivo num contexto onde é possível trabalhar de qualquer lugar, seja de casa ou de um café, parece que a tarefa fica um pouco mais difícil. Isso porque, por mais que o anywhere office traga muito mais flexibilidade no dia a dia, ele também pode apresentar algumas dificuldades para os profissionais que estão testando esse modelo de trabalho pela primeira vez.

Nesse post, a Ôshi Brasil te traz 4 dicas para aumentar a produtividade no trabalho remoto. Confira!

1. Organize seu espaço

Organização é a chave para aumentar a produtividade em qualquer situação: seja nos estudos, no trabalho em escritório tradicional ou no trabalho remoto. Não é à toa que muitos especialistas em produtividade afirmam que se a sua vida está bagunçada, a sua cabeça também está.

Para um bom dia de trabalho, é importante manter o seu espaço organizado e limpo. Se você optar pela modalidade de home office, certifique-se que você tenha um espaço adequado para executar as tarefas do dia, sem muitas distrações. 

Evite deixar muitos objetos espalhados pela mesa e mantenha a sua vista apenas o que é realmente essencial. Além disso, crie o hábito de limpar o seu local de trabalho periodicamente. Tirar meia hora na sexta-feira para organizar o espaço,  jogar fora os papéis desnecessários e reorganizar as pastas do computador e do e-mail é uma boa prática de organização e deixará tudo pronto para o trabalho na segunda-feira.

2.Organize suas tarefas do dia – e conte com a ajuda de ferramentas de produtividade para isso

Longe dos escritórios tradicionais e também do gestor, muitos profissionais acabam se perdendo na hora de executar as tarefas do dia. Por conta disso, é importante organizar as tarefas e priorizá-las para que você não se perca nas demandas. 

Defina quais tarefas precisam ser entregues primeiro ou priorize as que demandam mais tempo para serem realizadas. Uma forma mais tradicional de organizar as tarefas é colocá-las em listas, no papel mesmo.

Mas você também pode contar com a ajuda da tecnologia para te ajudar nessa priorização. O Trello é um site gratuito, que te ajuda a organizar as tarefas do dia através de listas e post-its virtuais. Existem inúmeros templates prontos para você se organizar e aumentar a produtividade. Além disso, você pode criar um modelo só para você e que se adeque às suas necessidades do dia a dia. 

3.Estabeleça horários para você e limites para os outros

Se você quer aumentar a produtividade no trabalho, então será preciso estabelecer uma rotina. Isso significa estabelecer horários para você e limites para os outros.

Por ser uma modalidade mais flexível, o trabalho remoto pode fazer com que a gente trabalhe muito mais do que se estivesse em um escritório tradicional. Por isso, é preciso tomar cuidado para estabelecer horários de trabalho e, acima de tudo, respeitá-los. Afinal, profissionais descansados são mais produtivos!

Se você estiver trabalhando de casa, também é preciso estabelecer limites para aqueles que convivem com você. Explique sua rotina e em quais momentos você está trabalhando. Isso ajudará a evitar interrupções desnecessárias que podem prejudicar o andamento do dia.

Encontrar esse equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é ideal para um bom dia de trabalho remoto e, por consequência, aumentar a produtividade no serviço.

4.Conecte-se com outras pessoas

 O trabalho remoto, por mais flexível que seja, também pode ser bastante solitário – especialmente para os que moram sozinhos. Trabalhar como autônomo ou pertencer a um time distribuído te permite estar conectado via aplicativos com colegas de trabalho, mas em determinados momentos a interação real pode faltar.

Para manter-se menos isolado e criar conexões reais, é possível frequentar de vez em quando espaços de coworking. Nesses locais, você contará com a estrutura completa de um escritório tradicional e poderá encontrar com muitos profissionais diferentes para poder conversar e fazer networking. 

Trabalhar em espaços de coworking é uma boa maneira de aumentar a produtividade no trabalho remoto, além de manter-se conectado com outros profissionais e fazer parte de uma comunidade.

Caso você esteja procurando um coworking para trabalhar, conheça aqui os espaços da Ôshi Brasil. Estamos na cidade de Campinas, Indaiatuba, São José dos Campos e Petrolina.

Licença de uso de imagem: pressfotos

Compartilhar

Comentar

Seu endereço de e-mail nao sera publicado. Os campos obrigatorios estao marcados *

Topo