Receber clientes é uma parte fundamental de qualquer negócio. Por isso mesmo, o atendimento desempenha um papel estratégico para aquisição de novos clientes, principalmente se você for um profissional autônomo.
Nesse post listamos 3 dicas para você receber seus clientes e ter mais sucesso nos negócios.
1.Faça um bom primeiro contato
O primeiro contato certamente é um dos momentos mais importantes na hora de receber um cliente. Afinal, quem nunca ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica?”.
Do ponto de vista estético, você deve se certificar que esteja vestido adequadamente para o espaço e a ocasião.
A máxima da simpatia também vale para esse tópico. Recepcione o seu cliente com um sorriso no rosto e apresente-se.
Hoje em dia muitas marcas estão investindo na humanização das relações com os clientes. Chame-o pelo nome e forneça um atendimento personalizado para ele. Isso certamente fará diferença na hora de contratarem o seu serviço.
2. Escute o seu cliente
Premissa básica do atendimento ao cliente, a escuta é fundamental.
No momento em que recebê-lo escute tudo o que ele tem a dizer, sejam problemas, dúvidas ou interesses.
Certifique-se de responder tudo o que ele tem a dizer. É isso que diferencia seu trabalho dos demais.
3. Escolha um lugar adequado para recebê-lo
Assim como um primeiro bom contato é fundamental, onde receber seu cliente também é importante. E esse é justamente um dos grandes problemas dos profissionais autônomos.
Instalados em Home Offices, os freelancers encontram dificuldade para receber clientes, pois não saberem exatamente para onde ir.
Nesse sentido, muitos profissionais optam por fazer reuniões de negócios em cafés ou padarias, mas esses locais não foram preparados para receber clientes. Além disso, cafés costumam ser muito barulhentos, exigem que você consuma algum produto e, principalmente, não resguardam a confidencialidade do que está sendo discutido.
Se você quer causar uma boa impressão, que tal investir em uma sala de reunião? Hoje já é possível alugar em coworkings salas desenhadas especificamente para essa finalidade, a partir de um preço por hora.
É uma saída bastante prática e que vai dar uma cara muito mais profissional para o seu negócio.
