
Os espaços colaborativos de trabalho vem aumentando constantemente no mundo inteiro. De fato, segundo a Coworking Resources, estima-se que até 2022 existam mais de 25 mil espaços de coworking no mundo todo.
No Brasil não é diferente. O Censo Coworking analisou que entre 2017 e 2018 o mercado cresceu 114%. Somente em 2018 já eram 2.194 espaços conhecidos e distribuídos em todos os estados do país.
O que são espaços colaborativos
Também chamados de coworkings, os espaços colaborativos nada mais são do que ambientes compartilhados de trabalho. Neles você encontra tudo o que encontraria num escritório tradicional: salas de reunião, estações de trabalho, impressora, secretária, copa. A diferença é que não é uma única empresa que vai utilizar esses recursos, mas várias ou até mesmo freelancers.
Nos espaços colaborativos, também é possível alugar salas privativas, o que tem chamado muito a atenção de pequenas e grandes empresas.
Vantagens dos espaços colaborativos
A redução de custos é certamente um fator inerente aos coworkings. Justamente por ser um espaço compartilhado, as despesas são divididas entre todos que utilizam o ambiente. Além disso, os espaços colaborativos apresentam uma outra facilidade que tem atraído inúmeras empresas: eles cuidam de toda a manutenção do espaço e das contas. Como resultado, as empresas simplesmente trocam inúmeras contas a pagar por um único boleto pago ao coworking. Eliminam-se processos e sobra muito mais tempo para pensar em produzir.
Mas a otimização de custos e processos não são as únicas vantagens dos coworkings. Os espaços colaborativos oferecem muito mais benefícios para as empresas. Confira.
1. Cria um ambiente solidário
Uma primeira vantagem é que os espaços colaborativos possuem a tendência de criar um senso de comunidade e ambientes solidários. Quando trabalhamos sozinhos, nós só podemos contar com nós mesmos. Mas em um ambiente colaborativo sempre existe a possibilidade de contatar o outro para pedir ajuda ou até mesmo um feedback. E isso é bastante benéfico!
Segundo uma pesquisa feita pela Forbes, os trabalhadores que trabalhavam de maneira colaborativa e em um ambiente mais solidário, conseguiam ficar 64% a mais de tempo realizando determinada tarefa. Os participantes da pesquisa também afirmaram que, nesses ambientes, se sentiam mais engajados, menos cansados e com maiores níveis de sucesso. Os resultados mostraram, então, que a colaboração está diretamente relacionada a melhora da performance dos times.
2. Promove o compartilhamento de informações
Com certeza o compartilhamento de informações é um ponto alto nos espaços colaborativos.
Adquirir conhecimento sozinho pode ser bastante interessante. E com a democratização da internet o acesso a inúmeros conteúdos ficou muito mais fácil. Mas nós, humanos, temos uma capacidade incrível de nos ensinarmos coisas novas, justamente por sermos tão diferentes e termos repertórios tão diversos. Assim, em um coworking a sua empresa está exposta a inúmeros profissionais, com inúmeras formações e isso pode ajudar muito o seu time.
Novas pessoas com novos repertórios significam mais oportunidades de aprender as coisas sobre outro ponto de vista. E essa nova visão pode ser o insight que faltava para a realização de um projeto.
3.Faz bem para a saúde
Em ambientes colaborativos a competição é muito menor. Como consequência, os níveis de estresse se reduzem bastante. Times menos estressados e cansados produzem mais! Ao oferecer um ambiente mais tranquilo para a sua empresa, a sua produtividade pode aumentar.
Saiba mais
Pensando em alugar uma sala privativa em um coworking? Nesse post a gente te conta as vantagens e desvantagens de salas exclusivas e salas comerciais.