Organizar uma nova empresa envolve muitos detalhes. Estruturar o plano de negócios, pensar num ponto físico e lidar com as questões jurídicas são alguns itens que merecem atenção.
Dentre as inúmeras coisas que é preciso se atentar estão o Domicílio Fiscal e o Endereço Comercial. Geralmente esses termos aparecem juntos e geram algumas dúvidas para quem ainda não está familiarizado com eles.
O Domicílio Fiscal
Alugar ou comprar um ponto comercial pode ser muito caro para alguns empreendedores. Além disso, também não é mais necessário para a formalização de uma empresa. Por isso, ele é uma alternativa que tem ajudado muito os novos empresários.
É importante destacar que apesar de “Endereço Fiscal” ser comumente utilizado, o termo mais correto é Domicílio Fiscal.
De maneira geral, o Domicílio Fiscal é o local que a empresa registra perante os órgãos fiscalizadores, para notificações e também fins tributários. É o local de registro da empresa, mas não necessariamente o endereço onde ela vai operar.
Com a sua emissão, o domicílio fiscal passa a constar nos documentos da empresa, como CNPJ, inscrição estadual e alvará de localização.
Esse serviço é muito utilizado entre prestadores de serviço que não possuem um local fixo de atuação.
Endereço Comercial
O endereço comercial é o local onde a empresa funciona – e pode estar registrado ou não no mesmo endereço que o Domicílio Fiscal.
O endereço comercial é o lugar que você divulga para o seus clientes. Por isso é muito utilizado nos materiais de divulgação online e offline.
Onde Contratar esses serviços
Existem muitas empresas que oferecem esses dois serviços. Mas os espaços de coworking tem ocupado uma parcela significativa do mercado.
Nesses escritórios compartilhados é possível contratar os o Domicílio Fiscal e o Endereço Comercial separadamente ou até mesmo montar um plano de Escritório Virtual.
Para saber mais sobre o que é escritório virtual, consulte o nosso artigo!