3 ideias para ter um ano melhor no trabalho
Fim de ano é época de fazer balanços e criar novos planos para o que está por vir. E quando se trata de trabalho é sempre bom criar novas estratégias para que as tarefas sejam prazerosas e produtivas.
Se você pretende fazer algumas mudanças em 2020, confira essas 3 dicas para ter um ano melhor no trabalho. 

1. Encontre seu momento de produtividade

 
 
Você sabe o que são ciclos circadianos? Segundo a literatura da cronobiologia, o nosso dia é marcado por ciclos circadianos. Esses são momentos que duram entre 90 e 120 minutos e que sugerem a existência de períodos em que somos mais produtivos. 
O ciclo funciona assim: no começo temos mais foco e disposição e ao final estamos mais cansados e dispersos. Assim, para ser mais produtivo ao executar tarefas, você pode aproveitar os picos de energia para o que é mais importante e os vales para executar tarefas que exigem menos atenção.
Entender como esse ciclo se aplica ao seu dia-a-dia é uma forma bastante interessante de alavancar a sua produtividade e te ajudará a ter um ano melhor no trabalho.
Para isso, faça um mapeamento de como você executa suas tarefas rotineiras, identificando o que interfere na boa ou má execução dela, qual o seu nível de foco, energia e motivação. Cris Bailey, autor de “A life of productivity” elaborou uma planilha para isso e você pode acessa-la aqui.
 

2. Crie micro tarefas

 
Executar tarefas por partes é uma importante ferramenta utilizada pela gestão de projetos e pode ser facilmente adaptada para o cotidiano do seu trabalho.
A ideia é bastante simples. Ao invés de se jogar de cabeça em um projeto enorme, quebre-o em micro tarefas. Assim, você não só entende a complexidade daquilo que está fazendo, mas sabe também exatamente como fazer para chegar lá.
Transforme suas micro tarefas em metas específicas. Isso te ajudará a manter o foco e cumprir todos os passos para a execução do projeto.

3. Elimine o modo “multitarefa”

 
 
Executar tarefas simultaneamente faz parte da rotina. Ouvir música enquanto trabalha, conversar enquanto faz atividades físicas, escutar um podcast enquanto está preso no trânsito… Estamos acostumados a realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
Entretanto, quando a multitarefa chega no ambiente de trabalho, a execução passa a não ser tão boa assim. É que normalmente as pessoas passam o dia entre verificar e-mails e outras pendências enquanto escrevem relatórios importantes.
Na prática, isso não é ser multitarefa, mas apenas alternar entre tarefas diversas que exigem diferentes focos de atenção. Esse comportamento também é conhecido por troca de contexto. 
E você sabe o que acontece no seu cérebro quando você muda de contexto? Basicamente os níveis de glicose caem. Como é ela que é responsável por deixar os nossos níveis de energia elevados, a alternância constante de tarefas leva ao esgotamento e sensação de estresse, o que diminui a sua produtividade.
Então se você quer ter um ano novo melhor no trabalho, foque em realizar uma tarefa por vez. Aproveite da melhor maneira possível o tempo que você está concentrado e ele seu padrão de produtividade nesses momentos.

Compartilhar
Topo